Escrituração Contábil ou Departamento Contábil
O Departamento Contábil coleta e analisa dados de vários setores para gerar relatórios como Balancete e DRE, fundamentais para a gestão empresarial tomada de decisões. A contabilidade serve para avaliar desempenho econômico e patrimonial, auxiliando usuários internos e externos, desde administradores até governos e investidores.
Responsavel pela geração:
- Balancete;
- Balanço Patrimonial;
- Demonstrativo do Resultado do Exercício — DRE;
- Entre outros.
Responsavel pela Engrega das Declarações:
Responsavel pela Engrega das Declarações:
obrigatoriedade assessoriais.
Escrituração Contábil Digital – ECD
Escrituração Contábil Fiscal – ECF
Outro departamento muito importante da contabilidade conhecida como departamento Escrita Fiscal.
A escrituração Contábil é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas.
Qual é a finalidade da contabilidade?
A contabilidade assume um papel e tem como finalidade ser a ciência da riqueza, ou seja, os dados coletados são analisados dentro da gestão da empresa e é possível tomar decisões influenciadas pelos resultados.
São dados econômicos coletados, mensurados, registrados e organizados em forma de relatórios e comunicados, criado por um contador, especialista na área, para auxiliar no direcionamento das estratégias da empresa.
Com a contabilidade é possível medir os resultados das empresas, avaliando o desempenho dos negócios, e, a partir daí, dar diretrizes para as tomadas de decisões deixando claro, assim, qual o objetivo da contabilidade para as empresas.
Quais são os usuários da contabilidade?
Os usuários da contabilidade são pessoas que buscam avaliar a situação patrimonial de uma empresa, além de buscarem organização financeira e gestão evitando problemas com o fisco.
Podem ser internos e externos, como:
1. Internos
Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções.
Administradores;
Proprietários, acionistas ou investidores;
Contadores e Auditores internos;
Outros funcionários.
2. Externos
Usuários externos são aqueles que apenas se interessam pelos dados contábeis, sem participar ativamente dos processos da empresa, como:
- Governo;
- Bancos;
- Fornecedores;
- Acionistas potenciais;
- Outros interessados.
Descubra mais sobre Contabilidade Portal Auditoria
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.